O Istituto Europeo di Design do Rio de Janeiro, em parceria com a marca brasileira de mobiliário Meu Móvel de Madeira, propôs aos alunos que desenhassem "um produto que permitisse, de forma rápida e prática, a transformação de um lugar em um ambiente adequado para receber os amigos, sempre promovendo a sensação de acolhimento".
Era importante também que a montagem do móvel fosse feita de forma fácil, já que a MMM vende apenas por e-commerce e a grande maioria de seus clientes prefere realizar a montagem por conta própria.
Hōyō ('abraço' em japonês) é um sofá modular que pode ser usado como uma mesa também.
Inspirado na tradição japonesa de comer sentado no chão, a ideia é que o objeto sirva como contexto para aproximar pessoas e fazer com que seus usuários se sintam acolhidos.
Desenhada originalmente para o mercado brasileiro, seu público-alvo são pessoas de baixa ou média renda que estão montando seu primeiro apartamento, como recém-formados.
A escolha dos materiais e sua capacidade de se transformar fazem do Hōyō uma excelente opção, já que ele é leve, fácil de transportar e barato para produzir e comprar.
A modularidade do móvel permite mais de dez combinações diferentes (sofá, mesa e cama) e comporta até seis pessoas de uma só vez.
*O produto pode ser adquirido aqui.
Back to Top