A mesa interativa Etto é o resultado do projeto MMM2030, encomendado pela Meu Móvel de Madeira.
A pergunta que movia a iniciativa era: como será o móvel do/no futuro?
Para responder essa questão, me juntei ao Marcio Lan, do Studio Lan, e, durante 3 meses, analisamos as tendências e cada agente do setor mobiliário para tentar entender o impacto que o design pode ter em nossos lares e como podemos desenhar essas mudanças para melhorarem nossa vida.
Percebemos que, apesar das promessas e vantagens que cada nova tecnologia traz, o distanciamento entre as pessoas têm se tornado um fenômeno. Movimentos como o cocooning ("encasulamento") deixam claro esse comportamento proeminente.​​​​​​​​​​​​​​
Para resistir a esse distanciamento, definimos 4 pilares (todos com o tema-central "integração") para o nosso móvel:
Decidimos desenhar, então, um objeto que tivesse como efeito a aproximação das pessoas. Algo que servisse como um catalisador para encontros e momentos. Algo que gerasse conversas, discussões, calor.
Nascia assim, a Etto.
A Etto é, à primeira vista, uma mesa comum, de jantar, na qual amigos e família podem comer, beber e conversar.
No entanto, uma tela cobrindo toda a extensão inferior do tampo a permite transformar-se em uma central interativa, uma espécie de tabuleiro gigante, sensível ao toque.
Entendemos que, diferente de algumas soluções já existentes no mercado, a tecnologia presente no móvel do futuro deve ser inobtrusiva, sendo incorporada de forma orgânica no dia-a-dia. E sem precisar introduzir dezenas de cabos e telas espelhadas e com brilho.
Um botão abaixo do indicador de energia permite ligar e desligar a interface e, a partir daí, toda a interação é feita através da própria "tela".

Além dos movimentos e toques dos usuários, a Etto pode reconhecer e se comunicar com objetos sobre ela colocados. Do ponto de vista do fabricante, isso permite a venda separada de mais produtos e a oportunidade de criar novas possibilidades dentro de um universo que seu cliente já está familiarizado.
Do ponto de vista do cliente, é o equilíbrio perfeito entre a praticidade e flexibilidade do mundo digital com a tangibilidade e o toque do mundo físico, tão necessário ao ser humano.
Back to Top